terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Tosco em ação é aplicado em Escola da Regional de Quilombo

Projeto Tosco em ação é aplicado em Escola da Regional de Quilombo
Os professores, a equipe gestora e os alunos da E.E.B. São Luiz, de União do Oeste, durante o terceiro bimestre desenvolveram o “Projeto Tosco em ação: prevenindo a violência na escola”. De acordo com a diretora Elza Gobi Tessaro, os objetivos do projeto foram:
Promover a Leitura do Livro Tosco; Desenvolver o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola; Promover o desenvolvimento de valores;  Sensibilizar as crianças e os adolescentes para que reconheçam e resistam às pressões diretas e indiretas que poderão influenciá-los a agirem com violência; Fortalecer a auto-estima dos jovens e adolescentes.

Ela explica que foi elaborado um cronograma das atividades que foram desenvolvidas e apresentadas aos colegas e aos pais por meio da produção de textos, cartazes peças teatrais, e outros, com o intuito de conscientizar os educandos e seus familiares sobre os problemas de violência e seus efeitos na formação da personalidade das crianças e adolescentes. “Conscientizar que, atitudes toscas não trazem nenhum benefício à vida em sociedade. A Direção agradece o empenho e a colaboração de todos nesse projeto” lembra a diretora.  No dia 29 de outubro de 2012 correu a apresentação e exposição dos trabalhos.










Atividades complementares do projeto Tosco em Ação


Os professores, a equipe gestora e os alunos da E.E.B. São Luiz durante o 3º bimestre desenvolveram o Projeto Tosco em ação: prevenindo a violência na escola. No 4º bimestre os alunos deram continuidade do projeto com atividades de pintura no muro da escola. Após selecionados pelos professores os trabalhos que se destacaram foram pintados no muro da escola. Esta foi uma forma de divulgar o Projeto.













segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Escola da Gered de Quilombo fica entre as melhores no Projeto Mente Inovadora

A Escola de Educação Básica Jurema Savi Milanez ficou com o terceiro lugar nas olimpíadas do no Projeto Mind Lab, Mente Inovadora que aconteceu no sábado, 27, no município de Chapecó. Fazem parte do projeto as professoras de matemática Catiane Lovera, Marilei Bertoldo e Oneide Maschio. De acordo com a professora de matemática, Catiane Louvera, o projeto é elaborado pelo Governo do Estado, em parceria com as Gereds e na SDR de Quilombo está acontecendo desde o inicio do ano, uma vez por mês. O Projeto Mente Inovadora é aplicado em sala de aula uma vez por semana. “É um projeto que visa desenvolver o raciocínio lógico e matemático durante as aulas. Alem das aulas normais são aplicadas aulas com jogos” lembra a professora.
Catiane destaca que aconteceu uma seletiva para a classificação de quatro alunos titulares e mais quatro alunos suplentes que representaram a escola. A professora frisa que o Projeto continua até o final do ano, porem para as olimpíadas nacionais classificou-se só o primeiro colocado de cada modalidade, que da região Oeste foram os alunos de Maravilha. “Por ser a primeira vez que a gente participa, estamos bem felizes, porque os nossos alunos tiveram o primeiro contato e um dos alunos foi destaque, pois venceu todos os jogos que participou” menciona Catiane. O Projeto é aplicado para todos os alunos de ensino fundamental, series finais, da Escola Jurema foram os alunos do sexto ano.


O alunos titulares que participaram foram Mateus Lovera, Herick Zilio, Lucas Pelinson e Vitória Simon. Os suplentes Ernesto Gris, Fernanda de Marchi, Jean Branco e Eduarda Davi. Para o aluno Herick Zilio foi uma grande satisfação participar desse projeto. “O Projeto Mente Inovadora é muito bom, pois a gente consegue aprender matemática brincando” comenta o aluno. De acordo com a Integradora do Ensino Médio e professora Beatriz Favaretto, os professores participam de capacitações mensais oferecida pela SED, desde março, levando esse conhecimento para os alunos que participam com muito entusiasmo das aulas. “O método torna as aulas motivadoras e prazerosas e também oferece a oportunidade de participar das olimpíadas socializando seus conhecimentos com outros alunos e outras escolas” finaliza a Integradora.



Trabalho da Gered de Quilombo fica entre os melhores no Mostratec 2012

Após vencer a feira de ciências catarinense que aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, em Lages, o trabalho “Esterilização por Ozonólise" da EEB São Luiz de União do Oeste, dos alunos Anderson Carlos Pianesola e Gabriel Cassaro, coordenados pela professora Julce Daniel, participaram da Mostratec 2012. A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, aconteceu de 23 a 26 de outubro em Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul.







Os alunos Anderson e Gabriel defenderam seu projeto, concorrendo entre 350 trabalhos. O Projeto “Esterilização por Ozonólise" fez bonito novamente, ficando em sexto colocado e está credenciado para participação na FENECIT, Recife (PE), 2013. A Mostratec é a maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul.

O que é a Mostratec

É uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos paralelos como: SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, Salão de Inovação, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.


sábado, 20 de outubro de 2012

SDR Quilombo entra para a história na Feira de Ciências Estadual de Lages



Para muitos alunos a simples participação em uma feira de ciências já é o suficiente, mas o que aconteceu na Feira de Ciências e Tecnologia Estadual, no município de Lages entre os dias 17, 18 e 19 de outubro vai ficar na história, principalmente para os alunos, professores e a Gered de Quilombo. Eram 93 trabalhos inscritos para somente seis premiações, primeiro e segundo de cada categoria, categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. A promoção foi da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Gerência Regional (Gered) de Lages e com a Udesc, apoio do CNPQ/Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, SED/MEC, Capes e Fapesc. O evento aconteceu no campus da Udesc. Também aconteceram mini cursos para os professores como “Captação de recursos para projetos científicos”, “Iniciação Científica Junior”, “Matemática, Química e Física”, “A arte de falar em público” e “Vitivinicultura”. 

A avaliação dos projetos foi responsabilidade de um grupo de 36 técnicos constituídos por professores e funcionários da SED. Desse total, três faziam as avaliações de cada trabalho. Os trabalhos classificados entre os dois primeiros colocados em cada uma das três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, foram premiados com notebooks e tablets, além da participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e Feira Nacional de Ciências no Espaço Ciência.

A SDR de Quilombo participou com três trabalhos, um no ensino fundamental e dois do ensino médio. Os trabalhos foram classificados na Feira de Ciências Regional no mês de setembro.  No ensino fundamental participou o trabalho da EEB Profª Jurema Savi Milanez, “Gerador de Energia Elétrica”, dos alunos Heitor José Negri Dariva e Luis Felipe Lovera, coordenado pela Professora Rosélia Negri Dariva. Do ensino médio participaram os trabalhos da EEB São Luiz de União do Oeste, “Esterilização por Ozonólise” dos alunos Anderson Carlos Pianesola e Gabriel Cassaro, coordenado pela professora Julce Daniel. O outro foi o trabalho “Motor Híbrido” dos alunos Renan Jantsch e Diancarla Sordi, coordenados pelo professor Roberto Fossatti, da EEB Rui Barbosa de Formosa do Sul.                         

Premiação

Após as apresentações dos trabalhos nos três dias de feira chegou o dia tão esperado. A sexta-feira, 19 de setembro, dia da premiação. Com o auditório lotado, após apresentações artísticas, começaram as premiações. Na Educação Profissional ficou em segundo lugar o trabalho da Escola Elza Mancelos de Moura da SDR de Dionísio Cerqueira com o projeto “Sistema de gerenciamento digital da biblioteca”. Em primeiro lugar ficou o trabalho “Light for life” que consiste num protótipo de óculos de orientação para os deficientes visuais com sensores que indicam obstáculos, da escola EEB Major Cipriano de Almeida, da gerencia de Campos Novos. Na categoria Ensino Fundamental ficou em primeiro lugar o trabalho com o título “A ação do álcool no organismo humano” da SDR de Timbó. E em segundo ficou o trabalho “Contando a história do Contestado com a técnica Stop motion” da regional de Canoinhas.

A mais esperada premiação era a do Ensino Médio. E também foi a grande surpresa da feira. Nunca antes na história das Feiras de Ciências e Tecnologia do Estado uma mesma SDR havia levado os dois primeiros prêmios de uma mesma categoria. A menor SDR do Estado, a de Quilombo, quebrou todos os paradigmas, alem de levar os dois prêmios da categoria ainda somou a maior nota da história 205 pontos para o segundo colocado e 207 para o primeiro, de um total máximo de 210 pontos possíveis. Em segundo lugar ficou o trabalho “Motor Híbrido” dos alunos Renan Jantsch e Diancarla Sordi, coordenados pelo professor Roberto Fossatti, da EEB Rui Barbosa de Formosa do Sul. E o primeiro colocado foi “Esterilização por Ozonólise” da EEB São Luiz de União do Oeste, dos alunos Anderson Carlos Pianesola e Gabriel Cassaro, coordenados pela professora Julce Daniel. 




Para o responsável pela Gered de Quilombo no evento, Diógenes Di Domenico Finger, não é preciso grandes investimentos para que se faça um ótimo trabalho, é preciso esforço de pessoas competentes. “Nós somos a menor SDR do Estado e agora marcamos a história da feira com dois prêmios. Os professores os alunos e a Gered estão de parabéns, pois a qualidade dos concorrentes era muito alta e nossos trabalhos foram os vencedores” lembra o jornalista. Agora a torcida é para o trabalho “Esterilização por Ozonólise” que participa da feira de ciências e tecnologia internacional.                 

 
















































Premiação  2º colocado categoria ensino médio




 Premiação do primeiro premio categoria ensino médio.