quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Audiências publicas debatem projetos de revitalização SC 157



As audiências publicas de revitalização da SC 157, antiga 486, estão acontecendo em quatro dos municípios em que a rodovia abrange. A primeira aconteceu em São Lourenço do Oeste e a segunda em Formosa do Sul, na quarta-feira, 19. Essas audiências trataram do primeiro trecho que liga São Lourenço do Oeste à Formosa do Sul, trecho de 40,9 quilômetros. Na audiência em Formosa do Sul, os pedidos feitos pela população, na grande maioria foram por construção de lombadas eletrônicas e físicas, ao longo do trecho que passa pelo município. O engenheiro responsável, Robson Sebriani, representante da empresa, explicou que lombadas eletrônicas são praticamente inviáveis a instalação, pois existe uma lei estadual que não permite a instalação das SCs, mas que lombadas físicas são possíveis alem de sinalizações com “tartarugas” que reduzirá a velocidade dos veículos. Nesse 1º Lote está viabilizado o trafego de veículos com uma velocidade máxima de 80 Km/h. A empresa responsável é a Prosul.











































Os lotes 2 e 3 estão sendo elaborados por um consórcio de empresas (Iguatemi, Engevix e MPB). As audiências aconteceram nessa quinta-feira, 20, em Quilombo e Coronel Freitas. Ao contrário do primeiro lote a velocidade máxima permitida nesse trecho, que liga Formosa do Sul à BR 282, será de 60 Km/h na rodovia e 50 Km/h na travessia dos municípios como Coronel Freitas. Muitas mudanças serão feitas, como trevos novos, passarelas em pontes, implantação de acostamentos pavimentados, terceiras faixas em lugares de aclive, eliminação de pontos críticos de acidentes, refúgios e abrigos de passageiros, implantação de superlarguras em curvas, sinalizações de acordo com a rodovia e túnel na cabeceira da ponte sobre o Rio Chapecó, na entrada de União do Oeste. O pavimento será feito com partes de borracha de pneus usados, o que retirará cerca de 210 mil pneus da natureza. 



A restauração total da obra será de 95,8 quilômetros desde São Lourenço do Oeste até a BR 282. Os lotes ficaram assim divididos. 1º 40,9 quilômetros, 2º 25,6 quilômetros e o 3º 29,2 quilômetros. Os valores ainda não estão definidos, devido algumas mudanças que ainda ocorrerão após essas audiências publicas, mas estima-se que passará de R$ 150 milhões e terá prazo de dois anos após a licitação dos projetos. Conforme o secretário da SDR Vilso Casagranda a população espera ansiosa pela restauração da rodovia. “É um sonho, porque sabemos dos problemas de uma rodovia que foi construída há 30 anos e do aumento de fluxo de veículos agora. Precisamos oferecer segurança á quem hoje transita nessa rodovia” lembra Casagranda. “A participação da população é de suma importância nessas audiências, com sugestões escritas e assinadas que serão anexadas nos projetos. A população local conhece as necessidades de cada trecho, por isso a importância dessa participação” lembra o superintendente regional oeste do Deinfra, Antônio Zamignan.


















































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