sábado, 20 de outubro de 2012

SDR Quilombo entra para a história na Feira de Ciências Estadual de Lages



Para muitos alunos a simples participação em uma feira de ciências já é o suficiente, mas o que aconteceu na Feira de Ciências e Tecnologia Estadual, no município de Lages entre os dias 17, 18 e 19 de outubro vai ficar na história, principalmente para os alunos, professores e a Gered de Quilombo. Eram 93 trabalhos inscritos para somente seis premiações, primeiro e segundo de cada categoria, categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. A promoção foi da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Gerência Regional (Gered) de Lages e com a Udesc, apoio do CNPQ/Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, SED/MEC, Capes e Fapesc. O evento aconteceu no campus da Udesc. Também aconteceram mini cursos para os professores como “Captação de recursos para projetos científicos”, “Iniciação Científica Junior”, “Matemática, Química e Física”, “A arte de falar em público” e “Vitivinicultura”. 

A avaliação dos projetos foi responsabilidade de um grupo de 36 técnicos constituídos por professores e funcionários da SED. Desse total, três faziam as avaliações de cada trabalho. Os trabalhos classificados entre os dois primeiros colocados em cada uma das três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, foram premiados com notebooks e tablets, além da participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e Feira Nacional de Ciências no Espaço Ciência.

A SDR de Quilombo participou com três trabalhos, um no ensino fundamental e dois do ensino médio. Os trabalhos foram classificados na Feira de Ciências Regional no mês de setembro.  No ensino fundamental participou o trabalho da EEB Profª Jurema Savi Milanez, “Gerador de Energia Elétrica”, dos alunos Heitor José Negri Dariva e Luis Felipe Lovera, coordenado pela Professora Rosélia Negri Dariva. Do ensino médio participaram os trabalhos da EEB São Luiz de União do Oeste, “Esterilização por Ozonólise” dos alunos Anderson Carlos Pianesola e Gabriel Cassaro, coordenado pela professora Julce Daniel. O outro foi o trabalho “Motor Híbrido” dos alunos Renan Jantsch e Diancarla Sordi, coordenados pelo professor Roberto Fossatti, da EEB Rui Barbosa de Formosa do Sul.                         

Premiação

Após as apresentações dos trabalhos nos três dias de feira chegou o dia tão esperado. A sexta-feira, 19 de setembro, dia da premiação. Com o auditório lotado, após apresentações artísticas, começaram as premiações. Na Educação Profissional ficou em segundo lugar o trabalho da Escola Elza Mancelos de Moura da SDR de Dionísio Cerqueira com o projeto “Sistema de gerenciamento digital da biblioteca”. Em primeiro lugar ficou o trabalho “Light for life” que consiste num protótipo de óculos de orientação para os deficientes visuais com sensores que indicam obstáculos, da escola EEB Major Cipriano de Almeida, da gerencia de Campos Novos. Na categoria Ensino Fundamental ficou em primeiro lugar o trabalho com o título “A ação do álcool no organismo humano” da SDR de Timbó. E em segundo ficou o trabalho “Contando a história do Contestado com a técnica Stop motion” da regional de Canoinhas.

A mais esperada premiação era a do Ensino Médio. E também foi a grande surpresa da feira. Nunca antes na história das Feiras de Ciências e Tecnologia do Estado uma mesma SDR havia levado os dois primeiros prêmios de uma mesma categoria. A menor SDR do Estado, a de Quilombo, quebrou todos os paradigmas, alem de levar os dois prêmios da categoria ainda somou a maior nota da história 205 pontos para o segundo colocado e 207 para o primeiro, de um total máximo de 210 pontos possíveis. Em segundo lugar ficou o trabalho “Motor Híbrido” dos alunos Renan Jantsch e Diancarla Sordi, coordenados pelo professor Roberto Fossatti, da EEB Rui Barbosa de Formosa do Sul. E o primeiro colocado foi “Esterilização por Ozonólise” da EEB São Luiz de União do Oeste, dos alunos Anderson Carlos Pianesola e Gabriel Cassaro, coordenados pela professora Julce Daniel. 




Para o responsável pela Gered de Quilombo no evento, Diógenes Di Domenico Finger, não é preciso grandes investimentos para que se faça um ótimo trabalho, é preciso esforço de pessoas competentes. “Nós somos a menor SDR do Estado e agora marcamos a história da feira com dois prêmios. Os professores os alunos e a Gered estão de parabéns, pois a qualidade dos concorrentes era muito alta e nossos trabalhos foram os vencedores” lembra o jornalista. Agora a torcida é para o trabalho “Esterilização por Ozonólise” que participa da feira de ciências e tecnologia internacional.                 

 
















































Premiação  2º colocado categoria ensino médio




 Premiação do primeiro premio categoria ensino médio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário