Com
o tema “Ler bem para escrever melhor”, a E.E.B. São Luiz de União do Oeste,
neste ano letivo de 2013, desenvolverá o projeto de leitura e escrita,
envolvendo todos os alunos do ensino fundamental e médio, bem como os
professores de todas as disciplinas. O projeto será realizado em etapas
distintas conforme o nível de ensino.
Os
alunos do 7º Ano à 8ª série do ensino fundamental realizarão a leitura mensal
de um livro e sua devolução deverá ser acompanhada da ficha de leitura
devidamente preenchida. Já os alunos do 6º ano, após a leitura, realizarão a
interpretação oral e a interpretação escrita será no caderno de texto.
Todos
os alunos do ensino fundamental e médio organizarão um caderno de textos que
será destinado às produções textuais realizadas em todas as disciplinas. O
projeto foi lançado nesta semana sob a coordenação da professora Marines
Alberti, responsável pelo atendimento na biblioteca e a professora de língua portuguesa,
Neli Peruzzo Lasta.
“Percebemos
que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler,
um dos motivos talvez sejam os computadores, videogames, TV, o acesso restrito a
leitura, a falta de incentivo. Esses atrativos têm ocasionado pouco interesse
para a leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola”
lembra Marines. Ela explica que com isso acontece vocabulário reduzido e
informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções
significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
“Faz-se
necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer
e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Levando-se em
conta a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões
eliminatórias nos vestibulares e outros concursos” menciona Neli. Ela frisa que
por meio da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido,
explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida
ao sabor da existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário