quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Escola da Gered de Quilombo desenvolve projeto para incentivar a leitura



Com o tema “Ler bem para escrever melhor”, a E.E.B. São Luiz de União do Oeste, neste ano letivo de 2013, desenvolverá o projeto de leitura e escrita, envolvendo todos os alunos do ensino fundamental e médio, bem como os professores de todas as disciplinas. O projeto será realizado em etapas distintas conforme o nível de ensino.


Os alunos do 7º Ano à 8ª série do ensino fundamental realizarão a leitura mensal de um livro e sua devolução deverá ser acompanhada da ficha de leitura devidamente preenchida. Já os alunos do 6º ano, após a leitura, realizarão a interpretação oral e a interpretação escrita será no caderno de texto.

Todos os alunos do ensino fundamental e médio organizarão um caderno de textos que será destinado às produções textuais realizadas em todas as disciplinas. O projeto foi lançado nesta semana sob a coordenação da professora Marines Alberti, responsável pelo atendimento na biblioteca e a professora de língua portuguesa, Neli Peruzzo Lasta.

“Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, um dos motivos talvez sejam os computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura, a falta de incentivo. Esses atrativos têm ocasionado pouco interesse para a leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola” lembra Marines. Ela explica que com isso acontece vocabulário reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

“Faz-se necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Levando-se em conta a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias nos vestibulares e outros concursos” menciona Neli. Ela frisa que por meio da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário