A
Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Gered de Quilombo realizaram na
manhã dessa terça-feira, 5, palestra para receber os profissionais da educação
para o ano letivo 2013. Participaram os professores, diretores e Gered, alem da
gerente de educação Odila Forti e o secretário Jakson Castelli. Em seu
pronunciamento o secretário agradeceu a presença de todos e lembrou que o
Governo do Estado está tratando da educação com carinho. “O governador Raimundo
Colombo está deixando de investir em outras áreas para investir na educação,
podem ter certeza que todos os esforços vão ser feitos para que a educação de
Santa Catarina seja cada vez melhor”. Castelli desejou um ótimo retorno às
aulas e que o ano seja de bom aproveitamento à todos.
O
palestrante Geraldo Peçanha de Almeida é professor da Universidade Federal do
Paraná – UFPR. Autor de 43 livros na área da educação. Já trabalhou em todos os
Estados brasileiros como palestrante. Foi
professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio
Vargas. Também realiza trabalhos para a Confederação Nacional dos Bispos do
Brasil – CNBB. É formado pela Universidade Estadual de São Paulo – Unesp, fez
mestrado na Universidade Federal do Paraná – UFPR e doutorado na Universidade
Federal de Santa Catarina – UFSC.
Por
mais de duas horas o professor ministrou palestra com o tema “A emoção na sala
de aula”. Segundo ele, esta é uma discussão em torno de um tema que parecia já
esgotado. O equilíbrio emocional do professor ajuda no desenvolvimento do
trabalho dele em sala de aula ou isso se trata de uma lenda? “Esta palestra
traz uma teoria, a de Henri Wallon, para responder esta e outras questões
acerca do maior e mais profundo fenômeno de transformação dos espaços
escolares, trabalho a partir do afeto” lembra. Nesta palestra o professor
Geraldo Almeida apresentou por onde começar e como fazer as primeiras
caminhadas rumo à aplicação de uma teoria inovadora e eficaz. Na tarde dessa terça-feira,
os profissionais da educação participam de reuniões, em cada área de atuação, para
debaterem o ano letivo.
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