quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Escola trabalha fosseis com alunos



Fósseis são restos das plantas e animais, preservados nas rochas. Com frequência, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos, são preservadas. As outras partes se decompõem. Mesmo quando não resta nenhuma parte do animal, seu corpo faz uma cavidade na rocha, deixando impressa sua forma exata. Às vezes o animal deixa as marcas das patas ao passar pela areia ou lama. Uma única impressão permite determinar o tamanho do animal. Os fósseis levam milhões de anos para se formar.

No quarto bimestre de 2012 a professora de Ciências Sirlei Zanetti Marmentini desenvolveu com os alunos do 7º ano o estudo do Reino dos Animais – Os Vertebrados. O objetivo principal foi identificar as principais características morfofisiológicas de classes de vertebrados relacionando-as ao ambiente em que vivem  e à sua história evolutiva. Na parte que trata em especial  das aves estudaram um caso curioso de um fóssil o Arqueópterix encontrado numa gruta na Alemanha, em 1961, revelou que as aves existem há mais de cem milhões de anos, quando os dinossauros ainda dominavam a terra. Esse fóssil gerou uma grande discussão porque revelou algo surpreendente: o esqueleto era semelhante ao dos répteis, mas possuía penas. O esqueleto desse pequeno animal pré-histórico foi petrificado numa rocha e a imagem da sua plumagem ficou gravada. 

Para entender melhor o processo de fossilização a professora fez uma atividade prática com os alunos utilizando folhas de plantas, brinquedos de plástico, massa de modelar, tampa de caixa de sapato, gesso e óleo de cozinha. Inicialmente fizeram o molde utilizando massa de modelar e brinquedos, em cima da massa  colocaram uma camada de gesso. Depois de desenformar o molde os alunos utilizaram palitos e pincéis para imitar o processo de escavação utilizada pelos geólogos. No final o resultado foi a forma do objeto no gesso imitando um fóssil. A atividade envolveu os alunos com muita animação e através da prática puderam entender e complementar o conteúdo apresentado no, livro didático.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário