terça-feira, 9 de abril de 2013

E.E.B. São Luiz realiza IV Conferência Escolar Infanto Juvenil pelo meio ambiente



No dia 22 de março, nas dependências da E.E.B. São Luiz de União do Oeste, foi realizada a IV Conferência Escolar Infanto Juvenil pelo meio ambiente, tendo em vista que o ano de 2013 é o Ano Internacional da Cooperação da Água.
Na conferencia anterior foi eleita juntamente com o Grêmio Estudantil a “Com-vida” na escola, composta por estudantes: Angela Santa Catarina e Alesson Pilatti. Professor Vagner Gugel e representante da comunidade Valmir Pegurini, tendo como responsabilidade cumprir com os objetivos definidos coletivamente.

Para dar abertura ao evento, neste dia, foi composta a mesa de honra, e logo após, com a presença do Profº.  Msc. Alceu Cericato, Coordenador do Curso de Agronomia do Campus de Maravilha e São José do Cedro, iniciaram-se os trabalhos com “A carta escrita no Ano de 2070”, se reportando aos cuidados que o ser humano precisa  ter, pois a “Água não pode ser fabricada”, e nós precisamos fazer algo enquanto é possível para salvar nosso planeta terra.
A Palestra intitulada “Meio Ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade” foi uma reflexão a respeito do Dia da Água. Com uma viagem no tempo, iniciando-se a cerca de 13,4 bilhões de anos atrás, com a explosão que formou o universo até os dias atuais, interferindo nos quatro elementos: fogo, água, terra e ar. O ser humano interfere na biosfera, hidrosfera e atmosfera, modificando todo o ecossistema.

Segundo Alceu “O homem não consegue viver, sobreviver sem energia”. Pessoas de outros países ficam horrorizadas com o que se faz aqui com a água, tendo em vista que ela é mal distribuída pelo mundo e muitas doenças estão relacionadas ao consumo da mesma.

Segundo mostra pesquisa realizada recentemente no Oeste Catarinense, observamos dados alarmantes:cerca de 76% das águas estão contaminadas  por bactérias e apenas 10% dos consumidores filtram ou fervem a água antes de consumir. “Temos que ter clareza num aspecto importante:A capacidade humana e a demanda  no consumo de água devem andar em linhas paralelas e não cruzar-se, pois o planeta não precisa de nós, não  precisamos salvá-lo, a natureza é sabia e tem a capacidade de recuperação. Nós precisamos  salvar a espécie humana e aumentar a expectativa de vida com desenvolvimento sustentável, cuidando do nosso planeta como se cuidássemos de nossa família,pois as espécies não são recicláveis. E, segundo a Constituição Federal, Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
           
Para finalizar os trabalhos nesta manhã, foram organizados grupos e estes elencaram os problemas relacionados ao meio ambiente, na escola e em torno dela e as soluções cabíveis. Na seqüência, os grupos fizeram à explanação da temática a comunidade escolar.















Nenhum comentário:

Postar um comentário