quarta-feira, 24 de abril de 2013

Produção de fruta tropical é mais uma alternativa de renda para o produtor do Oeste de Santa Catarina



Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24, o campo demonstrativo de mais uma alternativa de renda para os agricultores da Região Oeste e Extremo Oeste de santa Catarina. O campo demonstrativo aconteceu na propriedade de Laurindo Bombonatto, na linha Bergamini em Quilombo e contou com representantes da Epagri, prefeitura, Embrapa, SDR de Quilombo e agricultores da região. De acordo com o gerente de agricultura da SDR de Quilombo, Marcelo Moterle, é importante a apresentação dessas novas alternativas de renda para os agricultores. “Eu quero agradecer o belo trabalho realizado pela Epagri na nossa região. A SDR e a gerencia de Agricultura está de portas abertas para atender os agricultores e apresentar os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado” lembra Moterle. 



O coordenador de fruticultura da Epagri nas regiões de Xanxere, Chapecó e São Lourenço do Oeste, Gilberto Barela apresentou os vários tipos de frutas que podem ser produzidos na região, entre elas, espécies de maracujás, bananas, goiabas, abacaxi, fruta do conde entre outras. “A Epagri e a Embrapa trabalha com estudos de quais tipos de frutas podem ser utilizadas na região” comenta. Para o analista da Embrapa, Marcos Marangom, algumas espécies de frutas tropicais somente era possível a produção em locais quentes. “Após muitos estudos e com a possibilidade de cruzamento entre variedades da fruta, hoje é possível criar frutas resistentes e com o mesmo sabor das produzidas em climas quentes” lembra Marangom. 

O extensionista rural da Epagri de Quilombo, Claudir Gilioli, lembrou da experiência na propriedade do senhor Bombonatto que iniciou o trabalho em maio de 2011. “As mudas chegaram à propriedade e ficaram na espera para o plantio. Foi uma época de seca e por isso tivemos alguns problemas. A solução foi trazer água e fazer o plantio, perdemos algumas mudas, mas hoje o pomar está produzindo várias frutas, com ótima qualidade. Nós chamamos o pessoal hoje para demonstrar que existe a possibilidade de plantar essas frutas aqui na região.” comenta Gilioli. Após uma palestra técnica dos profissionais da Epagri e Embrapa, os participantes realizaram uma visita ao pomar e em seguida fizeram a degustação das frutas. Mais informações de como adquirir mudas frutíferas e quais se enquadram em cada propriedade é preciso buscar informações com os profissionais da Epagri.























Nenhum comentário:

Postar um comentário