terça-feira, 21 de agosto de 2012

Apae de Quilombo abre semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla


A Escola de Educação Especial Paulo Freire de Quilombo abriu oficialmente na tarde de hoje (21) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece do dia 21 de agosto a 14 de setembro. A abertura teve o pronunciamento das autoridades destacando o presidente da Apae, Expedito Lanhi, o prefeito de Quilombo, Lenoir Bigolin, a diretora da Apae, Bernarda Dalla Costa e a Gerente de Educação da SDR de Quilombo, Odila Fortti. A diretora Bernarda agradeceu a presença de todos e explicou sobre o tema da campanha desse ano. “Em busca de igualdade estamos aqui, queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza desigualdade” lembra. A gerente de Educação da SDR, Odila Fortti, que representou o Governo do Estado, lembra que o evento é nacional. “Ele é coordenado pelos funcionários da Apae, no sentido de conscientizar a sociedade geral e os governos sobre o direito das pessoas com deficiência” comenta Odila.


O prefeito Lenoir Bigolin destacou a dedicação dos funcionários da Apae e do trabalho efetuado por eles. “Essas pessoas que se dedicam todos os dias a cuidar dessas crianças e adultos com necessidades especiais devem ser reconhecidas” menciona. O presidente da Apae, Expedito Lanhi, agradeceu a presença de todos e lembrou que a semana da pessoa com deficiência é um movimento que demonstra a importância e os cuidados que essas pessoas especiais devem ter. Lanhi lembrou da diretoria executiva que não mede esforços em prol dos alunos. “A direção da escola Paulo Freire trabalha gratuitamente e se dedica cada vez mais para atender os alunos” frisa.  O presidente parabenizou a aluna Joseane que cantou o hino nacional a capela e emocionou os presentes. Também mencionou os esforços dos alunos que trabalham com artes e esporte, que representam a Apae nas competições. 

 

Em seguida aconteceu uma apresentação com os alunos da Apae. Logo após, o palestrante Claudinei Luiz apresentou uma palestra com o tema “Ser especial é ser igual”. A programação segue nessa quarta-feira (22) com a tarde dançante entre as Apaes da Região em Ipuaçu. Dia 23, filme “A força do amor”. Dia 24, “Família na escola” com o tema entender a pessoa com deficiência (Direitos e Deveres). Dias 27 e 28, curso de estimulação essencial, para professores que atuam na Educação Especial. Dia 29, dia de lazer na sede social do SER Aurora com os alunos. Dia 31 de agosto pedágio nas vias públicas de Quilombo. Dia 12 de setembro, gincana esportiva no ginásio de esportes de Quilombo e no dia 14 de setembro, das 08h30min às 16 horas, feira de artesanatos com exposição dos trabalhos artesanais e mostra pedagógica na praça municipal. 












































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário