quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SDR Quilombo reúne profissionais de saúde para debater a criação do RAPS

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Quilombo, por meio da Gerencia de Saúde reuniu essa semana os profissionais de saúde dos seis municípios da regional para debater a criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado de Santa Catarina. O encontro aconteceu na SDR. De acordo com a gerente de Saúde da SDR, Jaquelyne Dalpont a psicóloga responsável pela saúde mental no extremo oeste, Denize Cenci, está fazendo um levantamento de como está o andamento dos trabalhos na região. “Como cada município conhece a sua realidade achei por bem reunir a coordenadora do CAPs de Quilombo, Luciane Ficagna, os psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros responsáveis para que eles repassem informações de como estão às atividades de saúde mental” lembra Jaquelyne. 




Ela explica que a Rede de Atenção Psicossocial busca num primeiro momento identificar o que temos de existente em estrutura que trabalha com saúde mental e também quais as reais necessidades nos diversos pontos da rede. “As deficiências são muitas aqui no oeste, por isso deve-se esclarecer os pontos fracos para elaboração de um plano operativo que vai estruturar, investir e melhorar a rede de atenção psicossocial” menciona Jaquelyne.  



Após esse levantamento, será repassado para a psicóloga responsável, e com esses dados será feita a matriz diagnostica da região, que será encaminhada para o Estado visando a melhoria no atendimento. A gerente de Saúde explica que não existe dados sobre toda a região, por isso a importância desse diagnóstico. Ela menciona que uma das prioridades debatidas na reunião é a triagem do paciente na chegada no posto de saúde. Frisa que é preciso ter pessoas que saibam trabalhar com esses pacientes antes de encaminhar para o Centro de Atenção Psicossocial, (CAPs) e para uma internação hospitalar. Em 30 dias uma nova reunião está marcada para que esses dados levantados nos municípios sejam repassados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário